Vão Tomar Seu Lugar no Trabalho

Strike as One: O Hino Épico de Edu Falaschi para Assassin’s Creed Shadows

Strike as One: O Hino Épico de Edu Falaschi para Assassin’s Creed Shadows

Começando com Tudo

Strike as One

Caraca, segura o forninho, galera! A Ubisoft Brasil jogou uma bomba que tá fazendo o mundo dos games tremer como um vulcão em erupção. No dia 17 de março de 2025, eles lançaram um vídeo promocional de Assassin’s Creed Shadows que é menos um trailer e mais uma viagem alucinante direto pros seriados de super-heróis japoneses dos anos 80. E a cereja do bolo? Uma música chamada “Strike as One”, criada pelo ninguém menos que Edu Falaschi, o cara que mandava ver no microfone do Angra, a realeza do metal brasileiro.

Essa música não é só um som—é um monstro rugindo, cortando o ar como a katana de um samurai, pronta pra gravar seu nome na história dos games.

Edu Falaschi: A Jornada do Maestro do Metal

De Moleque Roqueiro à Estrela do Angra

Strike as One

A vida do Edu Falaschi é tipo uma jukebox que só toca hit atrás de hit. Nascido em São Paulo, dia 18 de maio de 1972, esse cara tem uma voz que faz montanhas acordarem. Lá pelos 14 anos, ele já tava na correria com a banda Mitrium, escrevendo músicas e conseguindo um contrato pra gravar. Eles lançaram um LP dividido, Eyes of Time, com quatro faixas que ele mesmo compôs—já começou mandando ver! Em 1994, ele teve colhão pra fazer teste pro vocal do Iron Maiden, trombou com o amigo Andre Matos e ficou na cara dos gigantes. Não rolou, mas o fogo dentro dele nunca apagou.

Chega 2000, e o Edu assume o microfone do Angra, pegando o lugar do Matos como se fosse um cavaleiro tomando o trono. O Angra, orgulho do power metal brasileiro, já era gigante, e o Edu manteve a chama acesa. Ele cantou em quatro álbuns de estúdio—Rebirth (2001), Temple of Shadows (2004), Aurora Consurgens (2006) e Aqua (2010)—além de um EP matador, Hunters and Prey (2002).

Músicas como “Nova Era” e “Spread Your Fire” acertaram como raios, fazendo os fãs no Japão pirarem, com a revista Burrn chamando ele de deus do rock. Mas a vida deu uma rasteira em 2012, quando refluxo ácido bagunçou a voz dele, forçando uma pausa no Angra. Ele desistiu? Nem pensar! Ele botou a alma na banda solo, Almah, lançando cinco álbuns como Fragile Equality (2008) e E.V.O (2017), mostrando que é mais duro que prego em gelatina.

E tem mais: o Edu é ídolo dos nerds de anime. A versão brasileira de “Pegasus Fantasy”, do Cavaleiros do Zodíaco, é tipo uma máquina do tempo pros anos 90, levando a galera de volta pros desenhos de sábado de manhã. Esse é o tipo de magia que ele traz, e foi por isso que a Ubisoft Brasil apostou nele pra algo especial.

Por Que Edu para Assassin’s Creed Shadows?

A Ubisoft não escolheu o Edu só porque o nome dele é legal. Assassin’s Creed Shadows, que chega às prateleiras dia 20 de março de 2025 pra PlayStation 5, Xbox Series e PC, é uma imersão no Japão feudal, onde a shinobi Naoe e o samurai Yasuke se juntam pra detonar vilões num mundo de golpes furtivos e lutas épicas.

É um jogo cheio de coração, honra e tensão, e a Ubisoft queria uma música à altura—tipo um grito de guerra que reunisse um exército. O currículo do Edu? É um mapa do tesouro: hinos de metal que fazem o chão tremer, músicas de anime que acendem nostalgia e um amor pelo Japão mais fundo que o oceano. Ele nasceu pra esse trampo.

O próprio Edu tava empolgado pra caramba. “É uma honra gigante fazer música pra um jogo tão foda quanto Assassin’s Creed Shadows, ainda mais misturando metal e Tokusatsu, as coisas que eu amo”, ele disse. “Queria capturar o espírito samurai e as emoções do jogo em cada nota.” A paixão dele é tipo um incêndio, e não é surpresa que ele jogou tudo nesse projeto.[](https://criticalhits.com.br/games/edu-falaschi-compoe-musica-em-homenagem-a-assassins-creed-shadows/)

Criando “Strike as One”: Uma Música que Ruge

A Música Tem Pegada

Strike as One

“Strike as One” é uma fera, tipo um dragão cuspindo fogo e aço. Lançada pela Ubisoft Brasil em 17 de março de 2025, é uma mistura do poder cru do heavy metal com o drama escancarado do Tokusatsu—aqueles seriados japoneses tipo Jaspion e Kamen Rider que dominavam as TVs brasileiras antigamente. O Edu, com o irmão Tito pilotando a mesa de som como um mago, criou uma faixa com riffs que troam como trovão e vocais que voam como águia. É o tipo de música que te faz querer pegar uma espada e sair pra briga.

A versão em português, com a voz do Edu liderando a carga, te acerta bem no peito, tipo uma batida de tambor chamando guerreiros pras armas. Aí tem a versão japonesa, cantada por Taro Kobayashi, um cara do Tokusatsu que mandou ver em Kamen Rider Amazons, lançada dia 19 de março de 2025. Essa tem aquela vibe japonesa autêntica, como uma cerejeira em flor.

As duas faixas chegaram ao Spotify e outras plataformas dia 9 de abril de 2025, pra galera manter a chama acesa depois do lançamento do jogo. As letras do Edu? Falam de união, de lutar como um só, igual Naoe e Yasuke no jogo—encaixou perfeito, como chave na fechadura.[](https://www.gamevicio.com/noticias/2025/03/asasssins-creed-shadows-guerreiros-das-sombras/)[](https://www.terra.com.br/gameon/plataformas-e-consoles/assassins-creed-shadows-ganha-abertura-de-tokusatsu-cantada-por-edu-falaschi%2Cf121caebc0985516a624a6a3df7aa8c0i5mfv8iw.html)

Tokusatsu: A Faísca dos Super-Heróis

O Tokusatsu é tipo o molho secreto no ensopado da cultura pop brasileira. Nos anos 80 e 90, a molecada ficava grudada em Changeman e Kamen Rider Black, torcendo pros heróis que socavam vilões com um “pow” e um “bam”. As aberturas, com coros grandiosos e poses heroicas, eram pura magia.

A Ubisoft Brasil, esperta que só, surfou nessa nostalgia, transformando o promo de Assassin’s Creed Shadows num tributo total ao Tokusatsu. O vídeo traz os streamers Ruan Silva (JogaZulu) e Thais Matsufugi (ThaMatsu) como Yasuke e Naoe, mandando ver com figurinos chamativos, poses de luta e efeitos que explodem como rojão.

Produzido pela Flashbang Co. com o peso criativo da Ubisoft, é tipo uma carta de amor pra cada moleque que sonhou ser super-herói. Usuários do X piraram, com um chamando de “uma abertura Tokusatsu tão divertida que é ridícula”. Outro disse que é “uma homenagem ao quanto o Tokusatsu foi gigante no Brasil”, tipo Pokémon pros tios descolados. Com o aval da Ubisoft Japão, o vídeo acertou o tom japonês sem pisar no calo de ninguém, um ganha-ganha.[](https://www.polygon.com/assassins-creed/542057/assassins-creed-shadows-ubisoft-brazil-tokusatsu-power-rangers)

Como Tudo Aconteceu

Strike as One

Criar “Strike as One” foi tipo forjar uma espada—trampo pesado, mas valeu cada gota de suor. O Edu compôs a música e a letra, jogando todo o amor dele por metal e Tokusatsu como um chef botando tempero na panela. O irmão Tito, gênio da música, mixou e masterizou, fazendo cada nota acertar como um soco. O vídeo, dirigido por Luiz Corrêa, com uma equipe que incluiu Bruno Couto na câmera e Daniel Fusco nas coreografias de luta, foi uma farra pra fazer. Eles capricharam nos efeitos brilhantes, figurinos matadores e batalhas que deixam o queixo no chão, com JogaZulu e ThaMatsu desfilando como se fossem donos do pedaço.

Os trunfos do Edu com anime, como o hit de Cavaleiros do Zodíaco, deram a ele a manha pra criar algo que parece saído do passado, mas fresquinho como pão quente. Fãs no X rasgaram seda, com um dizendo: “A ‘Pegasus Fantasy’ dele era minha infância, e agora isso? Ele tá arrasando!” A versão japonesa com Kobayashi foi a cereja do bolo, unindo Brasil e Japão como velhos amigos.[](https://www.publicitarioscriativos.com/ubisoft-brasil-produz-video-promocional-de-assassins-creed-shadows-inspirado-nas-aberturas-de-series-japonesas-dos-anos-1980-e-1990/)

Por Que Essa Música É Tão Foda

Um Gol de Placa no Marketing

Strike as One

A Ubisoft Brasil mandou um golaço com esse. A galera tava resmungando que a campanha do jogo tava meia-boca, mas esse vídeo Tokusatsu, com “Strike as One” como o coração pulsante, virou o jogo mais rápido que um ninja. Posts no X pegaram fogo, com um usuário gritando: “A Ubisoft Brasil consertou toda a bagunça do marketing!” Outro disse: “Eles deviam mandar na empresa inteira!” Foi como pegar uma campanha sonolenta e dar um choque elétrico. Apostando no amor do Brasil por heróis japoneses, eles fizeram Assassin’s Creed Shadows parecer uma festa onde todo mundo tá convidado.

O timing foi liso como sabão. Lançado três dias antes da estreia do jogo, 20 de março de 2025, o vídeo surfou uma onda de hype, com as contas da Ubisoft no X (@UbisoftBrasil, @assassinscreed) bombando de curtidas. Eles chamaram de um tributo pros fãs de Assassin’s Creed e Tokusatsu, e, caramba, entregaram. Com estrelas locais como JogaZulu, lutador de MMA que faz stream, e ThaMatsu, do Flow Games, foi como passar o microfone pros populares da escola.[](https://tech.yahoo.com/articles/hilarious-assassin-creed-shadows-ad-070010927.html)

Levando o Jogo às Alturas

“Strike as One” não é só uma música—é tipo uma bandeira de guerra tremulando por Assassin’s Creed Shadows. O jogo gira em torno de Naoe e Yasuke, uma shinobi e um samurai que se unem num Japão despedaçado por guerras e segredos. As letras da música, cheias de união e garra, são como um espelho da história deles, chamando pra lutar como um só contra as adversidades. O vídeo Tokusatsu pinta eles como heróis maiores que a vida, tipo prontos pra pular da tela pro seu sofá. É o tipo de hype que te faz querer pegar o controle e mergulhar de cabeça.

Fãs no X chamaram de “hilário do jeito certo”, com um dizendo que é “uma homenagem perfeita ao Tokusatsu clássico”. A versão japonesa, apoiada pela Ubisoft Japão, manteve tudo na régua, sem tropeços culturais. Quando a música chegou às plataformas de streaming dia 9 de abril de 2025, foi como jogar gasolina na fogueira, mantendo a galera animada mesmo depois do lançamento.[](https://mundogamer.community/en/articles/ubisoft-brazil-pays-tribute-to-tokusatsu-with-epic-commercial-for-assassin-s-creed-shadows)

Edu Cada Vez Mais Estelar

Strike as One

Pro Edu, isso é como fincar uma bandeira no pico de uma montanha que ele tá escalando há anos. Ele já é uma lenda do metal com Angra e Almah, mas “Strike as One” o coloca no hall da fama dos games. Não é a primeira vez que ele brilha na cultura pop—a “Pegasus Fantasy” é praticamente o hino extraoficial dos animes no Brasil—mas é o maior trampo dele em jogos até agora. Usuários do X ficaram emocionados, com um dizendo: “A música do Cavaleiros era minha infância, e agora ele tá mandando ver pro Assassin’s Creed.” Isso pode ser o passaporte dele pra mais trilhas sonoras de games, ainda mais com jogos ficando cada vez mais cinematográficos.

A história de superação do Edu também é de arrepiar. Depois que o refluxo ácido o derrubou em 2012, ele voltou com tudo, cantando hits do Angra como se fosse 2001. A turnê Rebirth of Shadows de 2017–2018, com os ex-parceiros Aquiles Priester e Fabio Laguna, lotou 60 mil fãs em 50 shows, incluindo noites esgotadas em Tóquio. “Strike as One” mostra que ele ainda tem lenha pra queimar, pronto pra botar o mundo pra dançar.[](https://criticalhits.com.br/games/edu-falaschi-compoe-musica-em-homenagem-a-assassins-creed-shadows/)

Conectando com a Vibe dos Games

Strike as One

Esse trampo tá totalmente na onda do que tá rolando nos games em 2025. Os jogos tão ficando mais loucos, com o Unreal Engine 5 fazendo coisas como Hellblade II parecerem reais demais. Assassin’s Creed Shadows traz essa magia pro Japão de mundo aberto, e “Strike as One” dá aquele gás épico, tipo um trovador cantando glórias de samurais. É o tipo de coisa que te faz sentir que tá vivendo o jogo, não só jogando.

A campanha também tá surfando na vibe da comunidade. Ao colocar streamers como JogaZulu e ThaMatsu no centro, a Ubisoft Brasil tá falando direto com a galera no X, Twitch e YouTube. É tipo o Fortnite fazendo show virtual, mas com um toque Tokusatsu mais legal que picolé no verão. O lançamento da música nas plataformas de streaming também casa com o boom do cloud gaming, deixando a galera curtir o som onde estiver, como já falamos sobre música no metaverso.

O Barulho na Vida Real: Como os Fãs Tão Reagindo

Strike as One

A Febre Tokusatsu no Brasil

No Brasil, Tokusatsu é tipo um abraço quentinho da infância, e essa campanha tá deixando a galera com um sorrisão de orelha a orelha. Usuários do X, como @tintinpapa1, chamaram de “tão nostálgico que dói”, dizendo que é “tipo Pokémon pros véios”. Os streamers JogaZulu e ThaMatsu botaram lenha na fogueira, com os fãs no Twitch e YouTube compartilhando clipes como se fosse carnaval. Um post no X resumiu: “A Ubisoft Brasil saca a gente. Isso é pra cada moleque que amava Jaspion.” É como se o Brasil inteiro tivesse dando uma festa Tokusatsu, e o Edu é o DJ.

Amor Global com um Toque Japonês

A versão japonesa com Taro Kobayashi foi uma jogada de mestre, tipo passar o bastão numa corrida. Usuários do X no Japão curtiram, com um dizendo: “Parece uma abertura de Tokusatsu de verdade, não só uma zoeira.” O apoio da Ubisoft Japão manteve tudo certinho, evitando qualquer papo de “apropriação cultural”. Fãs do mundo todo, de São Paulo a Tóquio, tão ouvindo “Strike as One”, tornando ela um hit global com mais coração que comédia romântica.[](https://ensigame.com/news/gaming/assassins-creed-shadows-a-tokusatsu-inspired-promo-that-feels-like-power-rangers)

Os Fãs de Edu Pirando

Os fãs do Edu tão nas nuvens, tipo criança no Natal. Posts no X de fãs do @AngraOfficial rasgaram seda: “A voz do Edu ainda é uma fera!” e “De ‘Nova Era’ pro Assassin’s Creed—ele é imbatível.” Alguns até desenterraram a música do Cavaleiros, dizendo que é “a mesma vibe épica”. Esse projeto foi tipo uma faísca que acendeu um incêndio na fanbase, lembrando todo mundo por que ele é lenda.

Desafios: Andando na Corda Bamba

Nostalgia vs. Novas Gerações

Aí é que mora o perigo: “Strike as One” é tipo uma carta de amor pra quem cresceu com Changeman, mas a molecada nova pode ficar boiando, tipo cachorro vendo TV. Usuários do X chamaram de “hilário” e “exagerado pra caramba”, amando o clima, mas se perguntando se não é muito nicho. A Ubisoft Brasil jogou esperto, mantendo isso como um extra promocional, não música do jogo, então é um bônus divertido, não um obrigatório. Ainda assim, é como servir feijoada apimentada num churrasco—nem todo mundo vai curtir.

Mantendo a Realidade

Ambientar um jogo no Japão é tipo andar em campo minado. O lance do Tokusatsu é bem brasileiro, e alguns no Reddit, no r/gamesEcultura, acharam que pode ser “muito meme” pro público global. Mas o aval da Ubisoft Japão e os vocais do Kobayashi foram tipo um escudo, segurando os críticos. Fãs no X elogiaram a “autenticidade”, dizendo que é “uma homenagem, não uma cópia”. É uma corda bamba, mas a Ubisoft tá equilibrando como profissional.

A Agenda Lotada do Edu

O Edu tá mais ocupado que padeiro em véspera de Natal, com álbuns solo, turnês e trabalhos de anime. Alguns no X se preocuparam que ele tá “se desdobrando demais”, mas a empolgação dele com “Strike as One” mostra que tá 100% dentro. Se mais projetos de games baterem na porta, ele vai ter que malabarizar como artista de circo, mas por enquanto, tá surfando essa onda como mestre.

O Que Vem Por Aí: Edu e o Futuro dos Games

“Strike as One” é tipo uma porta escancarada. A música nos games tá ficando gigante, com The Last of Us ou os rumores de batidas pro GTA VI. A vibe metal-anime do Edu o torna perfeito pra JRPGs ou jogos de ação—imagina ele mandando um tema pra Final Fantasy! Fãs no X tão implorando por mais, com um dizendo: “O Edu precisa fazer a trilha de todo jogo agora.” Isso pode ser o grande salto dele pro topo dos games.

O truque Tokusatsu da Ubisoft Brasil pode inspirar cópias. Imagina um jogo de Yakuza com pegada de super-herói ou um hino metal pro Monster Hunter—o Edu mostrou que é uma receita vencedora. Conforme jogos de VR, como o Quest 4, decolarem, faixas épicas assim podem fazer batalhas virtuais parecerem show de rock. O futuro tá brilhando, e o Edu tá pronto pra botar pra quebrar.

Fechando com Chave de Ouro

“Strike as One”, do Edu Falaschi, é como um cometa cruzando o céu dos games, iluminando Assassin’s Creed Shadows com trovões de metal e swagger de Tokusatsu. Da glória no Angra até esse hit da Ubisoft Brasil, ele criou uma faixa que tá fazendo o X ferver e os fãs headbanguearem. A mistura de riffs pesados e vibes de super-herói, junto com um vídeo que é ouro nostálgico, transformou um promo numa festa, provando que a Ubisoft Brasil tem o toque de Midas.

Assista à música no canal da Ubisoft Brasil no YouTube: https://youtu.be/89bztUO2JuE?si=yk1D-H2NBtVgqw-M

Veja esse artigo em nosso site fora do Brasil: https://techforgewave.com/edu-falaschi-epic-song-assassins-creed-shadows/

Veja outro excelente article em nosso site: https://netadept-info.com/data-center-da-cirion-em-cotia-saga-sucesso-aci/

© 2025 Netadept Technology. Som pesado, futuro épico!

Strike as One
Michel Casquel

Michel Casquel

Artigos: 166

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *